A Tropical Water Research Alliance (TWRA) conquistou o International Green Apple Environment Award 2025, um dos mais importantes reconhecimentos globais para iniciativas de excelência em sustentabilidade e conservação ambiental. A premiação internacional foi concedida ao projeto “Desenvolvimento sustentável e conservação da biodiversidade da bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia: Projeto piloto”, que se destacou dentre mais de 700 iniciativas de todo o mundo.
O projeto premiado foi desenvolvido em colaboração com o então Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), atualmente Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Esta iniciativa pioneira lançou as bases do Programa Araguaia Vivo 2030, considerado hoje referência nacional em conservação sistêmica e gestão integrada de recursos naturais.
A cerimônia oficial de entrega do prêmio acontecerá em 17 de novembro, na House of Lords, no Palácio de Westminster, em Londres. O reconhecimento posiciona a TWRA como protagonista internacional em sustentabilidade, inovação e governança ambiental, ampliando a visibilidade da pesquisa e das ações de campo realizadas na Bacia Tocantins-Araguaia — uma região estratégica para o equilíbrio ambiental da Amazônia Legal e do Cerrado.
Impacto, inovação e legado regional
O projeto premiado foi executado entre 2021 e 2023 em parceria com o então Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Banco itaú em um modelo inovador de pesquisa aplicada, ação comunitária e governança integrada, estruturando um programa que combina restauração ecológica, manejo sustentável, conservação de espécies ameaçadas e inclusão social. Com atuação direta em uma das regiões mais estratégicas para o equilíbrio ambiental da América do Sul, o piloto repercutiu em impactos mensuráveis tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade
Entre os principais resultados, destacam-se a criação de modelos replicáveis de restauração ecológica, o fortalecimento de comunidades locais, o desenvolvimento de índices inéditos para avaliação ambiental — como o Índice de Saúde das Águas Tropicais (ISA-T) e o Índice de Qualidade da Paisagem (IQP) — além da geração de dados robustos sobre biodiversidade, gestão de recursos hídricos e cobertura do solo.
A atuação em rede multidisciplinar resultou em soluções inovadoras ao integrar restauração ecológica com produção agropecuária sustentável, garantia de inclusão social e transferências de tecnologia, além de subsidiar políticas públicas para conservação e adaptação frente às mudanças climáticas.
Parcerias estratégicas e continuidade
O êxito do projeto-piloto “Desenvolvimento sustentável e conservação da biodiversidade da bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia” foi tão significativo que se tornou a base para a criação do Programa Araguaia Vivo 2030, atualmente um dos maiores e mais abrangentes esforços de pesquisa e conservação sistêmica no Brasil. O novo programa amplia as ações originais, fortalecendo o elo entre ciência, gestão pública e sociedade, e oferece soluções inovadoras e de longo prazo para a sustentabilidade da maior bacia exclusivamente brasileira. Detalhes e resultados estão disponíveis em araguaiavivo.thetwra.org.
A viabilização do projeto-piloto e a evolução para o Araguaia Vivo 2030 só foram possíveis graças a importantes parcerias institucionais e ao apoio decisivo de organizações comprometidas com a sustentabilidade. O pioneirismo do Banco Itaú, investindo no desenvolvimento desta iniciativa em nível nacional, permitiu a implementação de métodos inovadores de restauração ambiental e inclusão produtiva, estabelecendo um modelo replicável para outras regiões e bacias hidrográficas do país.
A continuidade e expansão desse legado vem sendo assegurada pela confiança da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), que, por meio do Convênio para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) nº 03/2023, garantiu a sustentabilidade institucional e científica do projeto. Hoje, o Programa Araguaia Vivo 2030 é reconhecido como referência nacional em ciência aplicada à conservação e desenvolvimento sustentável.
Vale destacar, ainda, a atuação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), fundamental no direcionamento e monitoramento dos recursos públicos federais e na articulação de agendas técnicas e sociais para o desenvolvimento sustentável da região. A execução exemplar em parceria com o Estado evidencia o impacto positivo de parcerias entre os setores público e privado na promoção de projetos que transformam realidades e cenários ambientais.
Cooperação internacional: Brasil-Austrália
O sucesso das ações da TWRA decorre também de uma política ativa de cooperação internacional, especialmente na parceria Brasil-Austrália. A troca de expertises, metodologias inovadoras e capacitação avançada entre equipes dos dois países vem potencializando o alcance dos resultados e posicionando a TWRA como referência em soluções para a gestão sustentável de águas tropicais. Essa integração amplia a influência do programa em fóruns globais e fortalece a capacidade do Brasil de liderar agendas internacionais de sustentabilidade.
Essa parceria, que reúne universidades, institutos e pesquisadores de ambos os países, permitiu a validação de metodologias, acesso a tecnologias de ponta e o fortalecimento das capacidades institucionais participantes, projetando o trabalho da TWRA no cenário científico global.
Compromisso com o futuro: TWRA Green World Ambassador
Como parte do reconhecimento, a TWRA foi oficialmente convidada a assumir o status de Green World Ambassador, que permitirá à organização representar o Brasil no Green World Awards, ter projetos publicados no The Green Book (referência em boas práticas ambientais) e ampliar o acesso a fóruns exclusivos de networking e divulgação internacional. A diretoria da TWRA confirma que aceitará o status, consolidando o papel institucional na promoção de modelos sustentáveis em escala global.
Um prêmio de todos
O International Green Apple Environment Award representa o reconhecimento do esforço conjunto de uma extensa rede de colaboradores comprometidos com o desenvolvimento sustentável pelo qual a TWRA, e seus mais de 200 associados, trabalham. Somos pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, parceiros institucionais nacionais e internacionais, gestores públicos, universidades, ONGs, comunidades locais e produtores rurais diretamente envolvidos nas diversas etapas do projeto.
O trabalho integrado realizado pela TWRA mobilizou equipes multidisciplinares e regionais, promovendo intercâmbio de experiências e geração de conhecimento científico de excelência – do levantamento rigoroso de dados ambientais à validação de soluções práticas no campo. Graças ao engajamento de especialistas, técnicos, acadêmicos e membros das comunidades, foi possível garantir diagnósticos precisos, treinar mão de obra local, incluir social e digitalmente populações vulneráveis e fomentar oportunidades de renda nas áreas de atuação.
A distribuição de responsabilidades e resultados, a disseminação do conhecimento e o desenvolvimento de ferramentas replicáveis para a gestão sustentável de recursos naturais são frutos de um trabalho coletivo, que alia ciência, ensino, extensão e compromisso social. Essa articulação entre pesquisa aplicada, inovação, participação comunitária e diálogo institucional transformou positivamente a realidade regional e produziu referência para políticas públicas.
O reconhecimento internacional é fruto do trabalho colaborativo e reafirma a missão institucional: promover soluções sistêmicas para a gestão, conservação e uso sustentável da água e biodiversidade. Esta é, portanto, uma conquista de todos os que contribuíram para tornar real a visão de uma bacia Tocantins-Araguaia mais protegida, resiliente e exemplo mundial de colaboração em prol da água, da vida e do desenvolvimento sustentável.
Sobre o International Green Apple Environment Award:
Concedido pela The Green Organisation, o prêmio existe desde 1994 e reconhece a excelência em sustentabilidade ambiental em nível global. Para mais informações, acesse: thegreenorganisation.info.