Pesquisadores do Programa Araguaia Vivo estão preocupados com a redução na vazão do rio

Em abril termina o período chuvoso, dando início à estiagem, que, este ano, conforme prognósticos do Cihmego, deve ser bastante rigorosa. Isso preocupa pesquisadores do programa Araguaia Vivo 2030 por conta da redução na vazão do Rio Araguaia.

Esse questionamento que você acabou de ouvir é a grande preocupação do pesquisador e vice coordenador do programa Araguaia Vivo 2030, Ludgero Vieira, em relação à chegada da seca em Goiás neste ano, principalmente por conta da redução na vazão do Rio Araguaia. Neste último mês de fevereiro foi concluída a primeira parte do programa, a expedição Araguaia Vivo 2024.

Em 25 dias foi feito um levantamento da biodiversidade da bacia do Rio, levando em conta os afluentes e 135 lagos conectados. Foram coletadas informações das principais espécies da fauna e flora e as condições físicas e químicas da água. Ludgero Vieira contou que os resultados preliminares mostraram que a vazão de água do Rio Araguaia tem diminuído consideravelmente a cada ano, e uma das causas é o desmatamento.

Saiba mais:

Compartilhe este artigo
Freshwater Ecosystems Flyer final
Anterior post
Webinar “Planejamento de conservação para ecossistemas de água doce”
Próximo post
Projeto realiza expedições e pesquisas na região do Araguaia
araguaia_vivo_(3)