9º Curso Internacional Avançado: Ecological Processes in the Riparian Zone – Inscrições Abertas

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB) convidam estudantes, pesquisadores e profissionais para participarem do 9º Curso Internacional Avançado “Ecological Processes in the Riparian Zone”, que será realizado em outubro de 2024, no coração do Cerrado brasileiro.

Com uma abordagem inovadora que une teoria e prática, o curso contará com a presença de grandes especialistas nacionais e internacionais, como Dr. Irineu Bianchini (UFSCAR), Dr. José Francisco Gonçalves Júnior (UnB), Dr. Marcelo Moretti (UVV), Dr. Renan de Souza Rezende (UNOCHAPECÓ) e Dr. Stuart Bunn (Griffith University, Austrália). O evento será realizado no Distrito Federal e na fazenda experimental Água Limpa (UnB), dentro da Área de Proteção Ambiental Gama-Cabeça de Veado.

Uma Imersão na Ecologia de Riachos Tropicais

O curso irá proporcionar uma imersão nos processos ecológicos de zonas ripárias, promovendo experiências de campo e laboratório. Entre os tópicos abordados estão:

  • Medição da intensidade luminosa e cobertura do dossel ripário
  • Análise de qualidade da água e amostragem de biomassa e composição de algas em córregos naturais e modificados
  • Dinâmica de decomposição da matéria orgânica (folhas e detritos vegetais), incluindo o efeito de nutrientes e presença de macroinvertebrados fragmentadores como o Phylloicus
  • Amostragens e identificação de invertebrados aquáticos, grupos funcionais e a relação com os processos de decomposição
  • Modelagem matemática de decomposição de recursos vegetais, com uso de ferramentas de análise no Excel e discussões sobre as variáveis ambientais que regem esses processos

Os participantes terão acesso a práticas experimentais inovadoras, como experimentos de quebra de folhas sob condições variadas de luz e nutrientes, análises de atividade microbiana e macroinvertebrados, além de processamento de amostras em laboratório, seguindo protocolos internacionalmente reconhecidos.

Durante este curso os participantes irão explorar riachos de diferentes graus de preservação localizados em áreas de Cerrado na região central do Brasil, oferecendo aos participantes a oportunidade de vivenciar realidades contrastantes de uso do solo — agricultura, mineração, urbanização e áreas protegidas. Os dados produzidos alimentarão discussões sobre conservação e manejo de ambientes aquáticos tropicais.

Avaliação e Certificação

Os grupos participantes deverão produzir relatórios seguindo normas do periódico Freshwater Biology, além de apresentações finais, fomentando habilidades de comunicação científica e trabalho em equipe. Todo o material, procedimentos e resultados serão produzidos em inglês, facilitando a imersão internacional e a construção de redes multilíngues.

A bibliografia recomendada envolve referências de ponta em ecologia de riachos, dinâmica de decomposição, modelagem cinética e alimentação de macroinvertebrados, apresentando uma visão abrangente dos desafios e avanços na área.

A quem se destina

O curso é voltado para pós-graduandos, pesquisadores e profissionais de Biologia, Ecologia, Ciências Ambientais e áreas correlatas do Brasil e do exterior. O evento contará ainda com apoio institucional e científico de instituições de renome nacional e internacional — UnB, UFSCAR, UVV, UNOCHAPECÓ e Griffith University, além da Área de Proteção Ambiental Gama-Cabeça de Veado e da TWRA.

Seja rápido. Serão ofertadas somente 15 vagas. Faça já sua pré-inscrição e garanta sua vaga!
Para saber mais sobre o curso, procedimentos de inscrição e detalhes da programação, envie mensagem diretamente para Dr. José Francisco Gonçalves Júnior.

Participe dessa experiência única, ampliar sua rede de contatos e aprimorar suas habilidades em pesquisa ecológica aplicada ao contexto das zonas ripárias tropicais.

Seja parte da próxima geração de especialistas em ecossistemas aquáticos!

Share This Article
GreenSkillsIWC
Previous post
Green Skills: As Competências que o Mundo Quer, o Mercado Exige e o Brasil Precisa