Na tarde de quinta-feira (06/08) no Brasil, e início da manhã de sexta-feira (07/08) na Austrália, representantes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), do Departamento Australiano de Educação, Capacitação e Emprego (DESE), e da Embaixada da Austrália no Brasil, se reuniram por videoconferência, para alinhar Memorando de Entendimento (MoU) entre as entidades, com a finalidade de realizar o intercâmbio de ações de pesquisa e desenvolvimento entre o Brasil e a Austrália. Na abertura da reunião, o Presidente do Confap, Prof. Fábio Guedes Gomes, resumiu a importante atuação que o Conselho, no conjunto de suas FAPs, têm no país, e compartilhou suas expectativas para a parceria.
Na pauta da reunião foram abordados diversos assuntos e possibilidades de atuação conjunta entre o Confap e o DESE, com destaque para o alinhamento do Memorando de Entendimentos (MoU); a Aliança Tropical de Pesquisa da Água (TWRA – Tropical Water Research Alliance); e futuras missões de pesquisadores brasileiros para intercâmbio com o ecossistema de inovação australiano.
Outro importante tema tratado na reunião foi a Aliança Tropical de Pesquisa da Água (TWRA – Tropical Water Research Alliance), uma parceria entre instituições (públicas e privadas) e o meio acadêmico do Brasil e da Austrália, que foi apresentada no dia 30/07 para o Confap, e tem como objetivo geral desenvolver tecnologias ambientais e apoios metodológicos para o desenvolvimento de uma gestão integrada e sustentável em bacias hidrográficas tropicais, por meio do treinamento pessoal, mitigação dos efeitos da degradação ambiental e das mudanças climáticas.
“O tema da água é estratégico para o Brasil, especialmente para o Nordeste brasileiro. Temos dezenas de pesquisadores já atuando pela TWRA, e acredito que a Aliança possa ser o piloto de um experiência de parceria efetiva entre o Brasil – via Confap, e Austrália – via DESE, por meio do Memorando de Entendimento”, destacou Guedes.