Araguaia Vivo 2030: Programa para Conservação e Sustentabilidade

"Araguaia Vivo 2030" é uma iniciativa da TWRA coordenada pela Dra. Mariana Pires Telles, focada na conservação e sustentabilidade da bacia do Araguaia.

O Projeto

O programa "Araguaia Vivo 2030" da TWRA, com recursos da FAPEG, é uma iniciativa dedicada à conservação e sustentabilidade da bacia do rio Araguaia. Nosso objetivo é preservar a biodiversidade, promover práticas sustentáveis e fortalecer a comunidade local. Buscamos transformar a região em um exemplo de desenvolvimento sustentável para as futuras gerações.

Conservação e sociedade

Por meio de estratégias integradas e colaborativas, o programa busca promover práticas sustentáveis e fortalecer as comunidades locais. O Araguaia Vivo pretende ser um modelo de conservação ambiental e desenvolvimento humano ao indicar a adoção de práticas sustentáveis de uso da terra e dos recursos hídricos.

Programa Abrangente

As 11 atividades do programa Araguaia Vivo 2030 abrangem uma ampla gama de aspectos relacionados à conservação e ao desenvolvimento sustentável na região do rio Araguaia. Cada atividade foi cuidadosamente planejada para abordar desafios específicos e contribuir para objetivos comuns de proteção ambiental, promoção do desenvolvimento socioeconômico e engajamento comunitário. Desde o monitoramento contínuo dos recursos hídricos e a caracterização detalhada da flora e fauna até o fortalecimento das comunidades locais por meio do turismo ecológico e da promoção de práticas sustentáveis de pesca, o programa adota uma abordagem integrada para garantir a conservação dos ecossistemas e o bem-estar das populações locais. Além disso, a criação de um sistema de informação integrado visa facilitar a colaboração entre as diferentes atividades e garantir uma gestão eficaz dos dados para orientar as decisões informadas e promover o sucesso global do programa.

Pesquisa e Cuidado

O programa, ao integrar conhecimentos de diversas áreas, como ciências naturais, sociais e econômicas, busca compreender e enfrentar os desafios complexos que envolvem a conservação do rio Araguaia, conhecido como o coração do Brasil, e sua biodiversidade. Essa abordagem holística permite uma análise abrangente dos impactos das atividades humanas no ecossistema da região e o desenvolvimento de estratégias inovadoras para mitigar esses impactos e garantir um Araguaia vivo e saudável para 2030. Além disso, ao envolver diferentes atores, como pesquisadores, gestores, comunidades locais e tomadores de decisão, o programa promove a colaboração e a participação ativa de todos os interessados na construção de um futuro sustentável para essa importante região do país.

Coordenadora do Programa

A Dra. Mariana Pires de Campos Telles, membro da TWRA e professora pesquisadora, é a coordenadora do programa Araguaia Vivo 2030. Com formação em biologia, ela possui mestrado em genética e melhoramento de plantas e doutorado em ciências ambientais. Além de coordenar o projeto de pesquisa, a Dra. Mariana ministra diversas disciplinas na graduação e pós-graduação, incluindo genética molecular, biotecnologia, e disciplinas técnicas como sequenciamento de DNA e RNA, tanto na UFG quanto na PUC Goiás.

Status e Perspectivas

Atualmente, o projeto está em pleno desenvolvimento, impulsionado por duas expedições bem-sucedidas que têm proporcionado um estudo avançado da biodiversidade e explorado os intricados vínculos entre desenvolvimento socioeconômico, conservação e educação ambiental na região. Essas expedições têm oferecido insights valiosos sobre a riqueza e a complexidade dos ecossistemas do Araguaia, promovendo uma compreensão mais profunda da interação entre os aspectos naturais e humanos desse ecossistema. Os resultados obtidos estão desempenhando um papel fundamental na orientação de estratégias de desenvolvimento sustentável e na implementação de práticas de conservação que visam garantir um futuro próspero e equilibrado para o coração do Brasil.

Conservação Ambiental
Desenvolvimento Socioeconômico
Estudo Avançado da Biodiversidade
Fomento FAPEG

O apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) é essencial para o avanço da ciência e tecnologia no estado. A instituição se destaca por incentivar uma ciência que não apenas promove o conhecimento, mas também busca melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas. Por meio do financiamento do programa Araguaia Vivo a Instituição
reforça seu compromisso com o progresso científico e com o fortalecimento do desenvolvimento sustentável em Goiás.

Legado

O programa Araguaia Vivo 2030 deixará um legado importante, influenciando positivamente políticas de conservação, desenvolvimento sustentável e conscientização pública. Além disso, promoverá colaboração interdisciplinar e parcerias estratégicas, estabelecendo um precedente para esforços futuros de conservação para a região do Araguaia ao atrair experts de todo país.

TWRA

Como uma aliança dedicada à pesquisa e conservação da água, fornecemos expertise científica, recursos técnicos e redes de colaboração que impulsionam o progresso do programa. Facilitamos o compartilhamento de informações científicas e promovemos a sinergia entre as diversas atividades do projeto, a TWRA desempenha um papel vital na maximização do impacto e na eficácia das iniciativas empreendidas.

Plano de Implementação
Jul. 0
Início do Projeto
Jul. 0
Duração do Projeto
R$ 0 ,00
Investimento