Indicadores e índices de vulnerabilidade e exposição aos efeitos das mudanças climáticas em setores estratégicos no Estado do Paraná e desenvolvimento de índice de sustentabilidade

O Paraná lidera em avaliação ambiental com um projeto inovador sob a liderança da Dra. Yara Moretto

Projeto Pioneiro

O Estado do Paraná está na vanguarda da avaliação ambiental com o projeto pioneiro focado em identificar os indicadores e índices de vulnerabilidade e exposição aos efeitos das mudanças climáticas em setores estratégicos.

Esforço Ambicioso

Este esforço ambicioso, liderado pela Dra. Yara Moretto, visa estabelecer um quadro robusto para medir o risco climático e promover o desenvolvimento sustentável em toda a região.

Objetivos Estratégicos

O projeto se propõe a desenvolver e validar um conjunto de indicadores de vulnerabilidade climática e preditores de risco climático para ecossistemas naturais e de produção. Um dos seus pilares é a criação de um abrangente banco de dados ambiental, social e econômico que servirá para quantificar a vulnerabilidade em diferentes regiões do Paraná.

A Ferramenta

Esta ferramenta inovadora facilitará a identificação de fragilidades, tendências e fenômenos anteriormente difíceis de detectar, fornecendo uma base sólida para a tomada de decisões informadas e a implementação de políticas eficazes de mitigação e adaptação.

Liderança e Coordenação

Sob a coordenação da Dra. Yara Moretto, o projeto se beneficia de uma liderança experiente e dedicada.

A Dra. Moretto, com sua extensa experiência em estudos ambientais e climáticos, é instrumental na orientação da equipe para alcançar os objetivos complexos deste projeto.

Status e Duração

O projeto está atualmente em andamento, com uma duração prevista de 40 meses a partir de seu início em 25 de novembro de 2021. Este período permite a realização de pesquisas detalhadas e a análise de dados necessários para construir uma compreensão abrangente da vulnerabilidade climática no Paraná.

Fomento à Pesquisa Ambiental e Climática
Desenvolvimento de Políticas de Sustentabilidade
Inovação e Colaboração Científica
Apoio Financeiro

Com um financiamento de R$866.540,00 providenciado pela Fundação Araucária, o projeto dispõe dos recursos necessários para realizar sua missão vital.

Este investimento sublinha o compromisso da Fundação Araucária com a pesquisa ambiental e a sustentabilidade no Paraná.

Conclusão

Este projeto representa um avanço significativo na compreensão e gestão dos impactos das mudanças climáticas no Paraná. Através da liderança visionária da Dra. Yara Moretto e do suporte da Fundação Araucária, ele estabelece um precedente para a pesquisa climática e o desenvolvimento de políticas de sustentabilidade.

Expectativa

À medida que avançamos, a expectativa é que os resultados deste projeto informem e inspirem esforços semelhantes em outras regiões, contribuindo para um futuro mais resiliente e sustentável.

Resumo do projeto
Nov. 0
Início do Projeto
0 Meses
Duração do Projeto
R$ 0 ,00
Investimento